blog-photo

20

set

2018

Aplicações terapêuticas das lentes de contato cosméticas

Mudar a cor dos olhos é um desejo de muitos e, graças às lentes cosméticas, isso se tornou possível. O número de usuários cujo propósito é simplesmente mudar a cor dos olhos vem aumentando. Mas, poucos sabem da existência de outras aplicabilidades dessas lentes além do quesito estético.

As lentes transparentes com pupila escura, por exemplo, são usadas como alternativa para suspensão provisória da visão de um dos olhos, fundamental para casos de ambliopia (conhecido como “olho preguiçoso”) em crianças. A lente de contato se torna uma alternativa para a oclusão, procedimento que às vezes não é bem aceito pelas crianças. Em alguns casos de visão dupla temporária também há necessidade de interromper a visão de um dos olhos, e a lente se fará útil.

Em casos de traumas oculares em que há perda da coloração normal ou modificação da aparência do olho, o uso de lentes cosméticas será de grande ajuda para trazer de volta a autoestima do paciente, melhorando sua qualidade de vida. Recomenda-se que o processo de adaptação das lentes cosméticas seja acompanhado por um oftalmologista. Os cuidados com limpeza e manuseio também são fundamentais para que o objetivo final seja alcançado e sem colocar a saúde ocular em risco.