blog-photo

28

ago

2020

ATENÇÃO cirurgia para mudança da cor dos olhos pode levar à perda da visão

Você sonha em ter olhos claros? Em buscas online você pode se deparar com a cirurgia de mudança da cor de olhos, mas saiba que é um procedimento muito perigoso e proibido pelo Conselho Federal de Medicina, pelos riscos que apresenta.

Como é a técnica? É importante esclarecer que é um procedimento puramente estético: consiste em inserir uma lente de silicone atrás da córnea e na frente da íris. Isso aumenta a incidência de glaucoma, inflamação crônica na íris, lesão na parte interna da córnea e descompensação da mesma, com grande possibilidades de perda da visão.

Uma outra forma de mudar a cor dos olhos cirurgicamente consiste em retirar da íris a melanina, para que a pessoa fique com olhos azuis, mas é igualmente perigosa. Especialistas afirmam que a aplicação do laser pode causar irritação na íris, podendo evoluir para problemas graves como glaucoma e catarata.

A opção mais segura para mudança da cor dos olhos são lentes de contato coloridas, prescritas pelo oftalmologista. O acompanhamento especializado é fundamental para orientações sobre manuseio e manutenção das lentes. Além de preservar a sua saúde ocular, por se tratar de uma alternativa não definitiva, o estilo e a cor da lente podem ser trocados a qualquer momento. Converse com o seu oftalmo a respeito!