blog-photo

28

jun

2019

Cirurgia de catarata melhora a qualidade do sono?

Resolver problemas oculares pode ajudar muito a melhorar a qualidade de vida do paciente, mas você sabia que a cirurgia de catarata também pode ter um grande impacto na melhora da qualidade do sono? Surpreso? Pois acompanhe a publicação de hoje para saber a explicação! :small_blue_diamond:

Após a intervenção cirúrgica para correção da catarata, que troca a estrutura opaca dos olhos por uma lente transparente, pesquisadores descobriram que a absorção de luz azul cresceu em até 3 vezes, aumentando também a produção de melanopsina. :small_blue_diamond: A substância aumentada é responsável pela fabricação de melatonina, um hormônio que induz o sono.

Dessa forma, como consequência da intervenção cirúrgica, às noites, o corpo é melhor preparado para repousar, porque o organismo reaprendeu a diferenciar o claro do escuro novamente. :small_blue_diamond: A importância de se consultar um oftalmologista regularmente é ainda maior quando o paciente também apresente um quadro de diabetes, pois caso a cirurgia seja muito procrastinada, há um risco de se desenvolver retinopatia, que pode causar cegueira.