blog-photo

20

mar

2020

Coronavírus: quais são as principais recomendações para se manter seguro?

Sabemos que há uma pandemia mundial relacionada ao Coronavírus (COVID-19), e nesse momento é crucial adotar algumas medidas preventivas para evitar a transmissão e o contágio da doença: O vírus é transmitido através da saliva, e pode durar horas em superfícies, sendo assim é essencial lavar as mãos com frequência – esfregue as palmas, dorso, dedos (não esqueça das pontas) até a altura do punho, com água e sabão.

Outra alternativa eficaz é o álcool em gel 70%.  :iphone:Não esqueça de higienizar também objetos pessoais, como celular e carteira. :no_good:Não esfregue os olhos, nariz, ou coloque a mão na boca! As mucosas são a porta de entrada para a contaminação. Se possível, não saia de casa. Caso seja necessário, evite aglomerações e ambientes fechados. Mantenha uma distância segura de 1,5 metro de outras pessoas, especialmente daqueles que apresentam sintomas que se assemelham a gripe, ou dificuldades para respirar.

Caso sinta febre, tosse seca, dificuldade para respirar, coriza, e fadiga, não se automedique! Cubra o rosto com máscara, evite contato com outras pessoas e busque atendimento no hospital mais próximo. :older_man:O grupo de risco corresponde aos maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas, autoimunes, respiratórias e fumantes.

Porém pessoas em qualquer faixa etária podem ser vetores da doença, ou seja, podem não apresentar sintomas mas contaminar os que estão ao redor. Portanto TODOS devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde.

Faça a sua parte, e vamos juntos combater essa pandemia!