blog-photo

28

fev

2020

Entenda o impacto da herança genética na saúde ocular

A herança genética é constituída pelos genes que são passados dos pais para os filhos e que, em conjunto com fatores ambientais, são responsáveis por determinar não somente as características físicas, mas também doenças hereditárias, dentre elas, as oculares.

O Projeto Genoma Humano é um estudo fundamental de mapeamento dos genes responsáveis pelo aumento do risco de desenvolvimento de algumas doenças oculares, como glaucoma, degeneração macular, catarata e daltonismo. Através dele, o estudo do histórico familiar visando o diagnóstico precoce e a prevenção dessas doenças se tornaram viáveis, o que trouxe uma melhoria significativa no âmbito da nossa saúde ocular.

Mas como investigar a sua herança genética? Através da análise da genética ocular, realizada em laboratórios especializados, é possível proporcionar um planejamento para prevenção da doença no paciente ou até mesmo o tratamento no estágio inicial da condição, evitando complicações futuras, como a perda irreversível da visão. Consulte o seu oftalmologista de confiança e tire suas dúvidas sobre essa opção!