blog-photo

abr

2021

Sintomas oftalmológicos típicos da pré-COVID

:mask:A pandemia de covid-19 nos trouxe muitas mudanças, aprendizados e temores. Mas, por outro lado, também incentivou que um número imenso de pesquisas sobre a nova doença fossem produzidas. Um estudo recente divulgado pela revista BMJ Open Ophthalmology sugere que, antes dos sintomas mais comuns da COVID-19, os olhos podem apontar que o corpo está em processo de contaminação e infecção!:scream:

Nós já sabemos que os sintomas clássicos da doença são dor de cabeça, falta de ar, perda de olfato e paladar, tosse, febre e dor de garganta. Nos olhos, a doença pode causar sensação de secura e dor, principalmente. O que alguns estudos têm verificado, é que esses sintomas tendem a aparecer primeiro do que os mais comuns e permanecem durante toda a infecção. Essa dinâmica foi verificada em 23% dos pacientes que participaram da pesquisa em andamento. Outros incômodos podem atingir os olhos em quadros de COVID-19, como vermelhidão, fotofobia, coceira, visão embaçada e sensação de areia nos olhos.

É claro que esses sintomas também estão presentes em outras doenças, como por exemplo, a conjuntivite. :eyes:Os olhos são canais para a infecção do vírus, que após esse contato inicial, acaba se espalhando por todo o corpo. O ideal, portanto, é que caso você apresente sintomas ou note que algo não está bem, busque sempre orientação e diagnóstico profissional! Cuide dos olhos e continue a manter as medidas de segurança contra o covid-19!  :wink: