blog-photo

29

mar

2019

Você sabia que a exposição ao sol pode danificar a retina?

A retinopatia solar é uma lesão na retina causada pela exposição direta dos olhos à radiação solar, quando passamos muito tempo sob o sol sem proteção como óculos escuros. É caracterizada pelo surgimento de uma pequena lesão branco-amarelada na retina. Essa mancha costuma regredir completamente dentro de uma a duas semanas, mas a recuperação da acuidade visual pode levar alguns meses. Em alguns casos pode evoluir para um buraco lamelar, causando consequências mais sérias.

Os principais sintomas da retinopatia solar são dores de cabeça, redução da capacidade visual, perda total ou parcial da visão e dificuldade para enxergar pontos próximos. Os riscos de olhar diretamente para o sol já são conhecidos e incluem, ainda, outras complicações, como espessamento ou fibrose da conjuntiva, ceratite (inflamação da córnea), degeneração do vítreo e/ou macular (deterioração da visão central).

Por essas razões, é importante tomar os devidos cuidados em dias muito ensolarados e mesmo quando está nublado. Use sempre um chapéu ou boné, e não esqueça os óculos escuros. Em caso de manifestação dos sintomas, procure um(a) oftalmologista!