blog-photo

abr

2020

Você sabia que o COVID-19 também pode apresentar sintomas oculares?

Você provavelmente já sabe que os principais sintomas de alerta para o COVID-19 são tosse, febre alta e dificuldade para respirar. Porém, estudos têm revelado que, embora menos comuns, sintomas oculares como conjuntivite,
vermelhidão ou secreção abundante nos olhos, inchaço da conjuntiva (quemose) e perda ou alteração da drenagem ocular pelas vias lacrimais (epífora).

Um estudo publicado no jornal da Associação Americana de Medicina (JAMA) revelou que 30% dos pacientes hospitalizados com COVID-19 em um hospital na província de Hubei, na China, apresentaram sintomas oculares como os descritos acima, e constatou que a transmissão do vírus por meio dos fluidos lacrimais de pessoas infectadas é possível, embora a prevalência da infecção nas lágrimas seja menor do que na saliva, por exemplo.

Vale ressaltar que os sintomas oculares, por si só, NÃO caracterizam o contágio por COVID-19. Para um diagnóstico efetivo, é preciso observar se há também sintomas, como tosse seca e febre.

Para evitar a sobrecarga do sistema de saúde, nesse momento apenas pacientes com sintomas graves, como febre acima de 38 graus e dificuldade respiratória persistente devem procurar ajuda médica.

Siga as recomendações das autoridades de saúde, evite sair de casa sem necessidade e higienize as mãos com frequência, contribuindo assim para a diminuição das chances de contágio para você e também para outras pessoas.

Faça a sua parte! Essa luta é de todos nós!