blog-photo

26

jun

2020

Portadores de glaucoma podem praticar esportes?

Com as mudanças em nossa rotina atualmente, a prática de exercícios físicos tem sido encorajada não só para saúde do corpo, mas também pelo bem-estar mental que pode causar. Com base nisso, é comum surgir a dúvida se os portadores de Glaucoma, doença ocular causada pelo aumento da pressão intraocular, apresentam alguma restrição de práticas esportivas. Existe alguma atividade não permitida?

:+1:A resposta é sim. Algumas atividades que envolvam ficar de cabeça para baixo ou que alterem significativamente a pressão intraocular, como o mergulho ou yoga, são restritas aos portadores desta condição. No entanto, a prática de atividades leves, como caminhadas, pode ter efeitos positivos: manter o bem-estar e ser um método preventivo de condições que possam piorar o glaucoma, como o aumento da pressão arterial.

-O importante é buscar um oftalmologista que poderá avaliar o caso e passar uma rotina de exercícios segura e adequada. Além disso, mesclar uma dieta nutritiva ao esporte e, quando realizar exercícios ao ar livre, proteger os olhos dos raios UV com óculos de sol. É possível conviver com a doença da melhor maneira possível!