blog-photo

08

nov

2018

Bebês também podem apresentar glaucoma

O glaucoma congênito é caracterizado pela presença do problema já no nascimento. O teste do olhinho é capaz de determinar a presença de glaucoma congênito, mas quando este teste não está disponível, costuma-se diagnosticar o problema apenas por volta dos 6 meses.

O bebê com glaucoma congênito apresenta sintomas como córnea turva e inchada, além de poder apresentar aumento dos olhos. O glaucoma normalmente é causado pelo aumento da pressão intraocular ocasionado pelo acúmulo de líquido (chamado de humor aquoso), danificando o nervo óptico; se não tratado pode levar a cegueira irreversível.

Em cerca de 70% dos casos o glaucoma congênito é bilateral (afeta ambos os olhos), indicando a natureza genética e hereditária da condição. O diagnóstico é baseado nas manifestações clínicas da criança, e deve-se levar em consideração o histórico familiar. Exames complementares podem ser necessários para confirmar o diagnóstico. O tratamento visa a impedir a progressão da principal sequela do glaucoma – a cegueira.