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11

set

2018

Rendimento escolar e problemas de visão: entenda essa relação

Problemas de visão na infância geralmente não são percebidos pelas próprias crianças. Falta de interesse nas aulas, desatenção e falta de concentração muitas vezes são interpretadas pelos pais e professores como má vontade, indisciplina ou preguiça por parte das crianças. O baixo rendimento escolar pode não ser comportamental, é preciso estar atento se na realidade os pequenos não estão com problemas de visão.

Os maiores problemas de visão durante a infância estão relacionados aos erros de refração – miopia, astigmatismo e hipermetropia. Para identificar se as crianças estão apresentando alguma dificuldade para enxergar, os pais podem ficar atentos a alguns sinais do comportamento dos pequenos: sentar muito próximos a TV, apertar os olhos para ler ou os esfregar insistentemente, lacrimejar muito durante o dia, ter dificuldade para ler. Na escola, os professores também podem perceber sinais de dificuldade como problemas para enxergar a lousa, aproximar o caderno para escrever ou ler, falta de atenção durante as aulas.

Problemas de visão mal diagnosticados ou ignorados podem gerar não só problemas no rendimento escolar infantil, mas também interferem no convívio social da criança. Por isso é muito importante o trabalho conjunto dos pais e educadores, ficando atentos aos sinais em relação às dificuldades com as tarefas do cotidiano que podem, na verdade, indicar problemas de visão.