blog-photo

07

jun

2021

Celulite ocular: você já ouviu falar?

A celulite orbital – também conhecida como celulite orbitária ou ocular – é uma inflamação na cavidade ocular que atinge músculos, tecidos, nervos e demais anexos da cavidade ocular, podendo atingir também a região orbital e a região das pálpebras.

:baby:Apesar de ser mais comum em crianças e bebês, onde são geralmente causadas por bactérias, a celulite orbital também acomete adultos  – nesse caso são decorrentes, na maioria dos casos, de infecções por micro-organismos. Essas infecções podem ser decorrentes de um ferimento ocular, conjuntivite ou mesmo de infecções em áreas próximas, como sinusites ou abscessos dentários. :pill:

O tratamento se dá pela administração de antibióticos via parenteral – aplicação intravenosa – que devem ser aplicados imediatamente após o diagnóstico devido ao risco da infecção se espalhar pelo corpo, o que poderia levar a uma série de complicações como perda de visão, infecção e até mesmo a óbito. Se você experienciar inchaço ocular, febre, edema na região orbital ou dores ao movimentar os olhos, dores de cabeça ou alteração na visão, procure um oftalmologista!